NOME:
DIRAN SERAFIM

GÊNERO:
Homem Trans
ÁREA DE ATUAÇÃO:
Direção de Fotografia, Assistência e Operação de Câmera & Colorista

EMAIL:
diran.serafim@gmail.com​​​​​​​

REGIÃO:
São Paulo
DESCRIÇÃO:
Diran Serafim é formado em Audiovisual, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. Realizou curtas e longas-metragens com rodagem por festivais como diretor de fotografia e colorista.

Como diretor de fotografia se destacam o longa FÔLEGO e o curta O rosto da Mulher Endividada de Renato Sircilli, que passaram pelo Festival Latino-Americano de São Paulo e pelo festival de Tiradentes, respectivamente. Trabalhou como fotógrafo também com o diretor Felipe Santo, no curta-metragem híbrido Lua Maldita, que fez sua estreia oficial no 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Assinou ainda os curta-metragens Preto e Plutão e Caronte, de Elton Almeida, ganhadores do edital Curta Afirmativo da SAv-MINC e do 18º Cultura Inglesa Festival, respectivamente. Por Sinistro, de Mariani Ohno, foi indicado e finalista na categoria de revelação de fotografia do prêmio ABC (Associação Brasileira de Cinematografia) de 2016.

Como colorista assinou os curtas Tetê, de Clara Lazarim, com passagem pelo É Tudo Verdade em 2018, e os curtas ganhadores do prêmio Proac e Aldir Blanc, Sample e Cartas de amor, de Ana Júlia Travia.

Diran atualmente reside em São Paulo e é colorista freelancer, tendo feito seu primeiro longa-metragem comercial "Um Dia 5 Estrelas" de Hsu Chien pela Paris Pós lançado em julho em 2023.
Back to Top